Lapinha da Serra

A Lapinha da Serra é um dos lugares mais bonitos do país, parte da Serra do Espinhaço, cordilheira brasileira, oferece inúmeros atrativos naturais que possibilitam uma longa estadia sem repetição de programas.

Trata-se de um pequeno povoado rural, rústico, simples e com um altíssimo astral. Muito aconchegante e com uma população bastante receptiva que vem, dia a dia, se estruturando para proporcionar mais e melhores serviços aos seus visitantes.

Cercado por um paredão com altitude média de 1500 metros e os picos da Lapinha e do Breu (1680 metros), integrante da Serra do Espinhaço, com sua beleza imperial e que pode ser vista de qualquer lugar do povoado, possui uma grande diversidade de atrativos naturais: vários poços, nove cachoeiras, rio com praias de areia, grutas, pinturas rupestres datadas de mais de 7.000 anos e uma represa com mais de 2 km de extensão. Passeios de barco, de caiaque, à cavalo ou caminhando, você escolhe!

A Lapinha da Serra conta hoje com treze bares e restaurantes com ótimo tempero e bons preços, quase sempre com um som ao vivo e em um raio de 300 metros da pousada. Tudo de bom! Disponibiliza ainda três mercearias, cafés, uma gelateria e uma chocolateria.

Está localizada a 135 km de Belo Horizonte e a 35 km do distrito Serra do Cipó (ex Cardeal Mota). Aqui você não precisa de automóvel para o acesso aos atrativos naturais nem para circular no povoado. Nossa noites, especialmente nos finais de semana, há sempre alguma atração na praça ou nos bares, como música ao vivo, manifestações folclóricas locais, entre outras.

É importante saber também que o povoado apresenta ainda algumas limitações estruturais, como falta de sinal de todas as operadoras de telefonia celular e queda de energia elétrica em períodos de pico de utilização, especialmente em feriados de grande visitação de turistas, como Réveillon e Carnaval e não possuí banco e posto de gasolina.

Alimentação

Como a visitação à Lapinha da Serra acontece preponderantemente nos finais de semana, embora o povoado conte com 15 (quinze) restaurantes, a alimentação nos dias úteis é mais limitada, ou seja, não há mais do que duas ou três opções de alimentação. Ainda, na maioria dos estabelecimentos comerciais não são aceitos pagamentos com cartão de crédito ou débito.

Serra do Cipó

A Serra do Cipó ocupa uma área de 140.000 hectares englobando cinco municípios: Santana do Riacho, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Itambé do Mato Dentro e Nova União.

Seus principais destinos turísticos são o distrito denominado Serra do Cipó (antigo Cardeal Mota), aonde fica a entrada para o Parque Nacional da Serra do Cipó com 33.000 hectares e o distrito denominado Lapinha da Serra.